sexta-feira, 24 de abril de 2009

Edital de inscrição de trabalhos no 29º ENEPe!!!

EDITAL 01/2009
EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO XXIX ENEPe - Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.
Recife/PE, Abril de 2009

A Comissão Organizadora do XXIX ENEPe torna público os procedimentos para inscrição de trabalhos no encontro que acontecerá entre os dias 19 a 25 de julho de 2009, em Recife.

1. DOS OBJETIVOS
1.1 - Este Encontro tem como objetivo principal discutir as contribuições dos fenômenos da escolarização em diálogo com outras práticas educativas, na perspectiva de visualizar espaços de disciplinamento, controle e resistências.

2. DOS EIXOS TEMÁTICOS
2.1 - O tema geral do ENEPe se desdobrará nos seguintes eixos temáticos:
1. Teorias de educação libertária;
2. Estudos históricos;
3. Educação e Estado;
4. Educação e trabalho;
5. Espaços escolares e não-escolares de educação;
6. Educação e novas tecnologias;
7. Gênero, diversidade e orientação sexual;

3. DAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

3.1 – @s estudantes deverão se inscrever através de ficha de inscrição (modelo anexo) e enviar para o e-mail: trabalhosenepe2009@yahoo.com.br.

3.2 - Período: 28/03/2009 até 20/05/2009


4. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 - A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico Organizador do ENEPe, de acordo com os seguintes critérios:
- diálogo das propostas com os eixos temáticos e objetivos do encontro;
- preenchimento adequado da ficha de inscrição e diálogo do trabalho com as indicações para apresentação dos trabalhos.

5. DAS INDICAÇÕES PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

5.1 Das Propostas:

5.1.1 – Os resumos serão submetidos à revisão pelo comitê científico. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos/às autores/as a partir de 21/05/2009.

5.1.2 - Os trabalhos selecionados deverão ser propostos, inicialmente, em três modalidades: comunicação oral, oficina e relatos de experiências. Caso haja alguma proposta de outra modalidade, @ propositor/a deve apresentá-la para apreciação. Não garantimos total viabilidade – mas dialogamos. Não deixe de mandar sua proposta: construa o encontro!

5.1.2.1- Previsão inicial para quantitativos de trabalhos:
comunicação oral (30 trabalhos)
Relatos de experiências (30 trabalhos);
Oficinas (30 trabalhos, sendo 15 em diversos espaços educativos e 15 na sede do encontro )

5.1.2.2 – Só receberá certificado da realização do momento a pessoa que estiver presente na apresentação do trabalho, sem exceções.

5.2 - Dos trabalhos:

5.2.1 - Na forma de comunicação oral poderá ser feito em retroprojetor, data-show ou como preferir @ expositor/a.

5.2.2- O tempo para as seções de trabalhos em comunicação oral está previsto para 2 hora e meia, sendo 15 minutos de exposição para cada trabalho (três por grupo) e o restante para questionamentos e debate.

5.2.3 – As oficinas acontecerão em espaços distintos e não apenas no local do encontro. Um grupo de 15 oficineir@s aplicará suas oficinas em escolas públicas e outros espaços educativos da região metropolitana de Recife, tendo como participantes @s estudantes destes espaços e quaisquer pessoas interessadas. O outro grupo de 15 oficineir@s aplicará suas oficinas na sede do encontro para @s estudantes que que assim optarem.

5.2.3.1 – O tempo previsto para vivência de oficinas é de 3h30 (três horas e trinta minutos).

5.2.3.2- Ao enviar seus trabalhos, @s oficineir@s devem informar: quais os materiais que utilizarão, o que vão precisar para aplicar as oficinas, escolher em quais dos espaços pretendem coordená-las e dizer pra quantas pessoas as oficinas estão voltadas. Essas informações deverão constar na ficha de inscrição de trabalhos.

5.2.4 - A exemplo das oficinas, os relatos de experiência tem caráter autogestionário, podendo ou não haver algum tipo de apoio da organização do encontro para sua realização, com base nas indicações apresentadas pel@s proponentes das atividades. Isto será comunicado aos/às proponentes.

5.2.4.1 – O tempo previsto para relatos de experiências é de 2h30 (duas horas e trinta minutos), realizados simultaneamente às comunicações orais.

5.3 - Dos resumos e trabalhos completos:

5.3.1 - Os resumos deverão conter no máximo 1.500 e no mínimo 1.000 caracteres (contando os espaços), digitados no formato Word para Windows (Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, justificado, margens: 2,5 esquerda, direita, superior e inferior) enviados via Internet, acompanhados de ficha de inscrição para o e-mail relatado no item 3 deste documento.

5.3.2 - Ao longo do trabalho devem ser observadas as normas de citações da ABNT.

5.3.3 - São obrigatórios no resumo: título em caixa alta, objetivos, metodologia, resultados ou conclusão e até 05 palavras-chaves.

5.3.4 – Tanto resumo quanto trabalho completo devem ser enviados na mesma data, mas em arquivos diferentes, com as seguintes indicações: primeiras palavras do título e especificando quando resumo e texto integral. Ex.: “Escola como cemitério de vivos_TEXTO INTEGRAL” e “Escola como cemitério de vivos_RESUMO”.

5.3.5 – NÃO DEVEM conter quaisquer identificações d@s autoras/es do trabalho para que seja mantido o sigilo e imparcialidade no processo de análise dos materiais enviados. Dados pessoais das pessoas devem constar apenas na ficha de inscrição e encaminhados via internet para o endereço especificado para tal.

5.3.6 – Serão selecionados até 02(dois) trabalhos por autor/a, sendo necessariamente em duas diferentes modalidades quaisquer.

5.3.7 - Os trabalhos selecionados para apresentação serão publicados nos anais do evento, devendo para isso ser submetidos na íntegra e aprovados pela Comissão.

5.3.8 – As proposições que não forem enviadas dentro de todas as indicações feitas no item 5.3.1 constarão nos anais como atividades realizadas com os seguintes dados: seus respectivos títulos, autorias, objetivos e resumo. As que não cumprirem tais solicitações mínimas, não poderão constar nos anais.

6. DOS ANAIS

6.1 – Todos os trabalhos aceitos serão editados e incluídos nos Anais do XXIX ENEPe, que será editado em formato de CD, de acordo com especificações no item 5.3.8.

7. CALENDÁRIO 2009 PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
PERÍODO

18/03/2009
Publicação do Edital

28/03/09 a 20/05/09
Inscrições de Trabalhos

20/05/09 a 30/05/09
Avaliação da Comissão Científica

21 a 31/05/09
Divulgação dos resultados para os/as autores/as


8. DA CARGA HORÁRIA DO ENCONTRO

8.1 – A carga horária do 29º ENEPe será de 60hs, seguindo a carga horária de sua programação.

4 comentários:

  1. Clodoaldo, só para ter certeza, o período de inscrição de trabalho continua o mesmo então, até dia 20 de maio??

    Sds

    Glauco

    ResponderExcluir
  2. Prezados Organizadores
    Parabenizo a tod@s pela iniciativa, porém ,a educação do campo,ambiental, indígena,quilombola, afro-descendentes não fazem parte do contexto da Pedagogia? Infelizmente, não abriram espaço para a inclusão dessas temtáticas.
    Eliabe Souza ( Licenciatura em Ciências Agrícolas - UFRPE)

    ResponderExcluir
  3. Eliabe, todas essas temáticas estão sendo comtempladas tanto na programação quanto no projeto. Teremos algumas mesas no evento que vão tratar dessas pedagogias dentre elas ja estão confirmadas a de ecopedagogia, pedagogia da terra, pedagogia hospitalar, pedagogia Griô e muitas outras....

    ResponderExcluir
  4. Foi informado que os resumos deverão conter no máximo 1.500 e no mínimo 1.000 caracteres, porém não consta nenhuma informação sobre o número de caracteres do trabalho completo. Tem algum número mínimo ou máximo de caracteres no trabalho completo?
    att,
    Aline Candido

    ResponderExcluir