Segue abaixo a lista de trabalhos a serem prioritariamente apresentados no 29º ENEPe. Falamos prioritários tendo em vista nossas limitações físicas - em breve, após confirmação de maior estrutura física para apresentação de trabalhos, divulgamos mais alguns de acordo com nossas previsões estruturais.
Segue também, para download, a CARTA DE ACEITE. Como muitas sabem, é importante apresentá-la em suas instituições de origem para reivindicar apoio para suas respectivas participações.
Os títulos que constam nesta lista, solicitamos que possam nos comunicar sobre quaisquer modificações na proposta ou quaisquer outras informações importantes para apresentação de seus trabalhos.
De modo geral, iremos nos comunicar com os proponentes dos trabalhos para acertos pendentes.
Link para baixar a carta de aceite:
http://www.4shared.com/dir/15004770/db8828bd/sharing.html
Relação dos trabalhos prioritários
ESTUDOS HISTÓRICOS (Comunicações orais)
1. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NATURAL DE ROUSSEAU: A CATEGORIA “HOMEM LIVRE” E SUA FORMAÇÃO
2 A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COMO PRÁTICA LIBERTÁRIA
3. A contribuição da escola na fragmentação da identidade do negro brasileiro: uma analise histórica.
4. BIBLIOTECAS EM FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES: DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DO ACERVO DE UMA “NOVA LEITORA” CONSTITUÍDO ENTRE AS DÉCADAS DE 60 E 90 DO SÉCULO XX.
5. TRABALHO NA CRIAÇÃO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO CAP-UERJ
6. “DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER, ESCREVER E PENSAR:
A história que a escola e os livros didáticos não contam
7 . POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO REGIME MILITAR
8. ESCOLA NORMAL NO BRASIL: UMA LONGA TRAJETÓRIA
9. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM PETROLINA-PE
10. A história do Movimento Estudantil da UERJ: espaçotempo de formação e produção de conhecimento
11. O ACERVO FOTOGRÁFICO DA UERJ: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR NEGRO NA UNIVERSIDADE
12. A literatura presente nas narrativas orais dos quilombolas de Quatis
13. O USO DO TURNO DA NOITE PARA A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO.
14. DO LADO BOM DA BARREIRA: TRAJETÓRIAS E ESTRATÉGIAS SOCIAIS E ESCOLARES DE RAYMUNDO AUGUSTO DA SILVA MAIA (1900-1990)
15. Um olhar Negro e Rural para a Educação Popular no Brasil
16. HISTÓRIA DAS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS E PEDAGÓGICAS DOS ANARQUISTAS: A EDUCAÇÃO E O TEATRO ANARQUISTAS
17. A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, NA PRIMEIRA METADE DO SÉIVAÇÃO DE LIBERDADE: DIREITO A CIDADANIA EM MEIO A GRADESCULO XX.
18. LINHAS GERAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES CARIOCAS NOS ANOS 20/30
GÊNEROS, DIVERSIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL (comunicações orais)
1. O Negro no Espaço escolar: Considerações simbólicas do processo de exclusão
2. O PROBLEMA DA CONTRIBUIÇÃO ÉTICA E MORAL DO ENSINO RELIGIOSO PARA A FORMAÇÃO HUMANA
3. O RACISMO COMO INSTRUMENTO DA DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA POPULAÇÃO AFRO-DESCENDENTE
4. POLITICAS AFIRMATIVAS E A IMPLANTAÇÃO DE COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS.
5. Revendo os conceitos: Por uma educação não sexista
6. SEXUALIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
7. O INGRESSO DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: AÇÕES AFIRMATIVAS E REPRESENTATIVIDADE
8. TRABALHANDO HISTÓRIAS AFROBRASILEIRAS:Democratização dos espaços escolares
9 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
10. A NEGAÇÃO DA NEGRITUDE BRASILEIRA NO ESPAÇO ESCOLAR
11. ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES E PRESENTES NAS DISCUSSÕES SOBRE AS QUESTÕES ETNICO-RACIAIS EM EDUCAÇÃO
12.CULTURA POPULAR E ESCOLA: O CONFLITO DAS RELAÇÕES
13. DISCURSOS DOCENTES: PROBLEMATIZANDO OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE SEXUAL
14. DISCUTINDO AS QUESTÕES DE GÊNERO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB: entre o desejo e a realidade.
15. DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES (comunicações orais)
1. De um tempo-lugar para o mesmo lugar-tempo
2. A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO MECANISMO DE QUALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
3. a criança e a cidade: A EScRITA DA CIDADE NOS ESPAçOS INFANTIS
4. EDUCAÇÃO NO TERREIRO E O TERREIRO NA EDUCAÇÃO: INTERFERÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA
5. Práticas de Ensino na escola indígena Guarani
6. A Indústria Cultural para Adorno e Horkheimer - Cruzamentos com Foucault: algumas questões para escola hoje.
7. REFLETINDO SOBRE NOVAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR: O APOIO DE RECUROS TECNOLÓGICOS
8. PEDAGOGIA DO AFETO E VIVÊNCIAS CORPORAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (Comunicação oral)
1. A VIRTUALIZAÇÃO DO MUNDO: (RES) SIGNIFICANDO ESPAÇO E TEMPO (com. oral)
2. FUTURO: MEDIDAS POLÍTICO-SOCIAIS
E A INFLUENCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
3. PUBLICIDADE E EDUCAÇÃO: O PODER PEDAGOGIZADOR DOS ANÚNCIOS TELEVISIVOS E SEUS REFLEXOS EM SALA DE AULA
4. RÁDIOS INDEPENDENTES E A CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E TRABALHO (comunicação oral)
1. A DISCIPLINA TRABALHO E EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A
2. O NOVO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA, UMA ANÁLISE MARXISTA SOBRE A PROBLEMÁTICA
3. O TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES CAPITALISTA NA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA
4. A NOVA INSTITUCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA
5. TRABALHO E EDUCAÇÃO – COMPREENDENDO ESTA RELAÇÃO ATRAVÉS DE VISITAS ÀS ESCOLAS TÉCNICAS DO RIO DE JANEIRO
6. A UTILIZAÇÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO COMO INTRUMENTOS DE CONTROLE, DOMINAÇÃO E EXPLORAÇÃO
7. A RELAÇÃO TRABALHO EDUCAÇÃO
8.O PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA REFORMA EDUCATIVA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE E POLÍTICA NEOLIBERAL – ANÁLISE DOCUMENTAL BIBLIOOGRÁFICA
EDUCAÇÃO E ESTADO (comunicação oral)
1. QUANDO A EDUCAÇÃO FORMAL É INFORMAL:
uma análise das escolas numa comunidade popular de Imperatriz.
2. SENTIMENTOS TRANSMITIDOS PELAS MÃOS – LIBRAS E O ESTADO
3. PRECONCEITOS VS IGUALDADES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS; PARA SUPERAÇÃO DAS MAZELAS HISTÓRICAS VIVIDAS PELAS ‘MINORIAS.
4. O DIREITO AO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA EFETIVIDADE NO SISTEMA BRASILEIRO
5. RESPONSABILIDADE SOCIAL: ELEMENTOS PARA O DEBATE ACERCA DA NOVA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA NO ENFRENTAMENTO DA “QUESTÃO SOCIAL” NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
6. A ATUAÇÃO DO ESTADO PARA O DELINEAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NO PARÁ VIA FINANCIAMENTO DA PESQUISA
7. A desconstrução contra a filosofia mercenária
(Uma crítica ao ensino da filosofia universitária)
8. A UTILIZAÇÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE CONTROLE, DOMINAÇÃO E EXPLORAÇÃO
9. Escolarização em conflito; um estudo sobre a relação
10. ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: DIREITO A CIDADANIA EM MEIO A GRADES NO SÉCULO XX.
11. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DAS CLASSES POPULARES E A REALIDADE DE EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM BASES DA ALTERNÂNCIA.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA (Comunicação oral)
1. CONTROLE E DISCIPLINA ATRAVÉS DO DIALOGO: PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO Á ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
2. A PEDAGOGIA DE CELESTIN FREINET: UMA NOVA FORMA DE EDUCAR
3. AVALIAÇÃO NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA DE PUNIÇÃO E CONTROLE OU DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
4. OS PROJETOS DE TRABALHO E A DINÂMICA DOS CONTEÚDOS: UM PROCESSO LIBERTÁRIO DE ELABORAÇÃO CONCEPTUAL
5. A DESCONSTRUÇÃO CONTRA A FILOSOFIA MERCENÁRIA (UMA CRÍTICA AO ENSINO DA FILOSOFIA UNIVERSITÁRIA)
6. EMANCIPAÇÃO FREIRIANA – ESBOÇO CRÍTICO PARCIAL DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA AOS ENGODOS DE PEDAGOGIAS SALVÍFICAS IDEOLÓGICAS
7. ESTRATÉGIAS ANARQUISTAS - POR UMA EDUCAÇÃO POR VIR (uma breve introdução)
8. A IGUALDADE E A LIBERDADE NA EDUCAÇÃO: POR UMA PEDAGOGIA LIBERTADORA
9. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA?
10. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
EMANCIPAR OU INSTRUMENTALIZAR?
OFICINAS (geral)
1. O LÚDICO NO EMSINO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES: GEOMETRIA PLANA COM QUEBRA-CABEÇAS
2. O RESGATE DE BRINCADEIRA POPULARES NA SALA DE AULA
3. ORIGAMI
4. Confecção de Fanzines
5. “CONSTRUINDO A NOSSA CIDADANIA”
6. CONTOS E LENDAS AFRODESCENDENTES
7. OFICINA DE FANZINE: UM REBULIÇO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE
8. PEDAGOGIA ATRAVÉS DO FANZINE.
9. A LEITURA E A ESCRITA RESSIGNIFICANDO OS VALORES NA EDUCAÇÃO PRISIONAL.
10. Teatro de Meia
11. Contação de histórias: uma forma de expressão
12.Uso de Tecnologias Assistivas no processo educacional de pessoas com deficiência motora e/o intelectual.
13. MINHAS MEMÓRIAS CONTAM NOSSA HISTÓRIA
14. OFICINA PEDAGÓGICA: RESGATANDO OS VALORES AMBIENTAIS NA PERIFERIA
15. PREVENÇÃO DA HOMOFOBIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
16. AS CARÊNCIAS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL
17. A DIVERSIDADE QUE NOS CERCA
18. A LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E COMO A SEGUNDA LÍNGUA BRASILEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA SURDOS E OUVINTES
19. O PAPEL POLÍTICO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA
RELATOS DE EXPERIÊNCIA (geral)
1. PLANO DE AULA: A NECESSIDADE DIÁRIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.
2. A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MACAÍBA. UMA REALIDADE?
3. A EDUCAÇÃO DO MST COMO PRINCÍPIO FORMADOR DE NOVOS SUJEITOS
4. ADOLESCENTES INFRATORES OU INFÂNCIA A PERIGO: O descaso governamental para crianças e adolescentes em situação de rua
5. ANÁLISE DE UM CONTEXTO ESCOLAR E A ESFERA PÚBLICA DE ENSINO
6. Criando meu próprio livro - Uma Vivência em Classe Alfabetizadora.
7. RÁDIO-ESCOLA: UM NOVO AMBIENTE PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO - A ONG Catavento comunicação e educação e o Projeto Segura Essa Onda.
8. HIP HOP, EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA PERIFERIA DE SOBRAL-CE
9. “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA” – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A LITERARATURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PETROLINA- PE
10. Reflexão sobre a Pedagogia Hospitalar em alguns hospitais da cidade do Recife: em respeito ao direito à educação da criança e do adolescente
11. O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ALGUMAS ESCOLAS DA CIDADE DO RECIFE.
12. A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE VIVẼNCIA ESTUDANTIL CAMPONESA – PROCAMPO - EM COMUNIDADES TRADICIONAIS EM MUNICIPIOS DO PARÁ
13. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS: INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
14. APOIO PEDAGÓGICO POPULAR
15.ACESSE SEU SITE INTERIOR ATRAVÉS DE UMA LINGUAGEM UNIVERSAL.
16.RÁDIOS INDEPENDENTES E A CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO
17. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA REDE DE ESCOLAS FAMILIAS AGRÍCOLAS INTEGRADAS DO SEMIARIDO: CONHECENDO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂCIA.
18. Betty Boop e Pucca: as representações do corpo da criança na escola
19. EDUCAÇÃO PRISIONAL: ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO NO PSME II
20. Mobilização Social dos moradores da Horta Comunitária a respeito da construção de um viveiro de mudas nativas para reflorestamento
21. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERIFERIA
22. CULTURA POPULAR E ESCOLA: O CONFLITO DAS RELAÇÕES
23. NÃO TE APEGA! POSTURAS AFETIVAS DE ALUNAS CONTEMPORÂNEAS
24. VIDA RURAL, VIDA ORAL E VIDA AFRICANA: a luta fundiária das comunidades quilombolas.
25. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM PETROLINA-PE
26. RÁDIO-ESCOLA: UM NOVO AMBIENTE PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO
TOTALIZAÇÃO DOS TRABALHOS PRIORITÁRIOS:
Comunicações orais: 75
Relatos de experiências: 26
Oficinas: 18
Atenciosamente,
Comissão Organizadora.
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Estou feliz de ter a oportunidade de apresentar meu trabalho. Vão mandar comunicados individuais para os emails?
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirFaço a mesma pergunta que a pessoa acima fez.Vcs irão mandar uma confirmação para os emails?
Abraços
Vcs pensaram na possibilidade de que qualquer pessoa pode baixar a carta de aceite?Pq essa carta foi colocada no blog e ñ enviada para os e-mails? Isso significa q mesmo os trabalhos q ñ tenham "prioridade" vão poder baixar a carta?Gostaria por favor de ter essas perguntas respondidas.
ResponderExcluirCOmo faço p pedir a utilização do datashow para apresentação do trabalho oral, já que esqueci de mencionar isso no envio do trabalho?!
ResponderExcluirDesde já grata!
Olá... o trabalho entitulado: A LEITURA E A ESCRITA RESSIGNIFICANDO OS VALORES NA EDUCAÇÃO PRISIONAL nosso grupo ao enviar o mesmo se equivocou e mandou como oficina mas na verdade queriamos apresentar na modalidade comunicação oral, se houver possibilidade gostariamos de mudar porem se não tiver como podem confirmar a nossa presença mesmo assim.
ResponderExcluircheiro e aguardo informações...
email pra contato:fal_fsa_pereira@yahoo.com.br
Olá, gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre excursões ou caravanas de Brasília. Se souber de alguma informação, caroline.freiree@gmail.com
ResponderExcluirEu tô procurando e não estou encontrando.
Obrigada.
Pessoal, como ainda temos esperança de poder disponibilizar espaço para mais trabalhos serem apresentados, disponibilizamos a carta de aceite pra irmos adiantando algumas coisas e para que as pessoas possam solicitar ajuda financeira. Em breve, divulgaremos um texto mais completo sobre isso.
ResponderExcluirAbraços Libertários!
(organizadores/as)
Oi, gostaria de saber quando que vocês irão enviar a confirmação da inscrição do ENEPE, pois paguei minha inscrição na data prevista e quero a confirmação. Eu moro em Belém-Pará. preciso me planejar. estamos praticamente nas vésperas da viagem, solicito com a máxima urgência essa confirmação.
ResponderExcluirObrigada pela atenção.
Se possível resposta, ok??
Abraços!!
OLÁ, GOSTARIA DE SABER QUANDO A COMISSÃO IRA SE COMUNICAR COM AS PESSOAS QUE POSSUEM TRABALHOS APROVADOS?
ResponderExcluirOUTRA DÚVIDA É SOBRE AS INSCRIÇÕES, COMO SERÁ A CONFIRMAÇÃO?
É SÓ AMOSTRAR O COMPROVANTE DE PG NO DIA, OU VCS IRÃO ENVIAR - NOS ALGUM MAIL?
ALINESC24@HOTMAIL.COM
Olá sou de Belém do Pará, e assim como muitos gostaria de saber se haverá uma confirmação
ResponderExcluirpara o email dos inscritos...e meu trabalho aprovado está em forma de pôster, ele enquadra-se
nos relatos de experiências????
Obrigada!